domingo, fevereiro 08, 2009

Le petit cactus


Meu cacto morreu. Eu amava aquela planta espinhosa. A comprei uma tarde de sexta-feira, aqui mesmo, perto de casa, a escolhi dentre varias outras plantas talvez mais atrativas. Eu amava aquela planta espinhosa por ser espinhosa.
Morava em minha janela, em seu pequeno vaso de plástico, aninhado em uma terra escura e fria coberta de simpáticas pedrinhas brancas minúsculas...tão diferente de seus primos selvagens dos desertos, tão pequeno...
Eu queria que vivesse, queria protegé-lo, queria que vivesse para sempre...Conversava com ele, o regava uma vez ao mês e mais de uma vez até arrisquei tocá-lo...admirava sua beleza, em que o mais lindo dos tons de verde parecia coberto por uma nevoa de minúsculos espinhos aparentemente macios e indefesos, mas dolorosos ao tato...
Eu amava aquela planta. Não sei como aconteceu, talvez cansou de mim, tentava lembrar se alguma vez deixei de falar de falar com ela, de lhe contar como era o mundo além de minha janela, talvez se sentiu só, talvez a reguei de mais, talvez queria ir para o céu das plantas espinhosas...ou quem sabe não gostava de me ouvir. Eu amava aquela planta e queria que ficasse comigo para sempre...mas não consegui cativa-la e murchou, o verde ficou marrom, e os espinhos caíram...ficou indefesa, e quando a vi seca e morta tive medo de toca-la...Morreu e não conseguí ir com ele para o planeta em que seriamos apenas nós dois, meu cacto e eu...porque eu amava aquela planta

4 comentários:

Amora disse...

Eu tenho um cacto!
Uma planta linda e espinhosa, que tem ninho numa terra fria e escura, coberta de simpáticas pedrinhas brancas minúsculas. Apesar de conversarmos pouco, sempre tenho a impressão de que ele está me vigiando, atento demais, o que me assusta algumas vezes. Mas eu amo aquela planta, queria que vivesse para sempre!

Unknown disse...

Eu não tenho um cacto...mas entendo a gente se apega não é?
beijo

Mariana Iza disse...

Eu quero me apegar a uma plantinha!!!

R. disse...

Eu quero um cacto. Não sei se já te contei, mas eu tenho horror a natal. Acho podre. Nunca monto uma árvore de natal em casa. Mas pode anotar aí, que não demora, eu cumpro o prometido a mim mesma: vou ter um cacto de natal, bem grande, enfeitado com bolas de isopor cravadas nos espinhos. Sabe aquelas paradas de "minha primeira bicicleta", "minha primeira TV", e tal? Vou ter minha primeira "árvore" de natal.