segunda-feira, agosto 17, 2009

Hipnose


Voa menino, voa
pra sua estrela natal
Voa menino, voa
por cima do temporal





Fechou os olhos,o ato simples e mecânico de cobrir a parte frontal dos globos oculares com as pálpebras foi para ele como um gesto de alivio...era algo parecido com tirar um par de sapatos apertados ou beber água quando se sente muita sede, era como se todo a felicidade do mundo o invadisse, como se não existisse prazer maior que esse gesto, como se todas os problemas do universo pudessem se resolver por esse simples movimento dos músculos das pálpebras, as cortinas black-out cobrindo as passagens de luz, protegendo seus olhos da incomoda claridade-penumbra artificial das luzes do bar.
Ele é apenas um cara, uma dessas pessoas que sociólogos e antropologos caracterizariam como "um homem ordinário",que trabalha em um bar às noites, estuda algo que não é importante precisar durante as manhãs e tem como única caracteristica aparentemente relevante o fato de sorrir com facilidade, em resumo, um típico "homem ordinário", que nesse momento se destaca da multidão que povoa o bar durante a noite de sábado por fechar os olhos no meio da pista de dança.
Minutos antes de fechar os olhos, nesse gesto de se esquecer de si e do mundo ao redor pela simples vontade de relaxar os olhos irritados pela luz fraca do bar, ele havia trabalhado mais do que de costume para um dia movimentado.
Havia começado perdendo o ônibus que o levava ao trabalho, para não se atrasar preferiu fazer o caminho a pé, aproximadamente 40 minutos de caminhada,conseguiu chegar a tempo. Depois veio a rotina diária de preparar a casa para receber os clientes, enquanto a banda fazia a passagem de som ele e os colegas se dividiam para varrer o chão, organizar as mesas, verificar se as bebidas estavam geladas...havia música, o trabalho não era tão ruim assim e ele fazia tudo meio alheio meio atento, talvez pensativo....
Os clientes chegam, primeiro os amigos da banda, no começo o trabalho é tranquilo, mas por isso mesmo mais difícil, a banda ainda não começou a tocar e todos parecem concentrados de mais nele e nos colegas, enquanto a banda não começa o show a noite é dos garçons, todos parecem preocupados de mais em pedir alguma coisa, a caminhada vai se tornando mais frequente, Ele trabalha como uma máquina a vapor, no começo é lento, depois o aumento do trabalho faz com que ele trabalhe com mais agilidade, mas sempre alheio, como se sua mente estivesse mirando um ponto especifico bem longe do bar e sua luz fraca enquanto seu corpo-máquina, trabalha cada vez mais rápido... e a banda começa a tocar.
Esse era um dia que ele costumava gostar, era raro, apenas uma quarta-feira por mês...a banda tocava blues, com suas notas ora arrastadas ora vigorosas e a voz hipnotizante da cantora..como um canto mágico de sereia e ele era o marinheiro à deriva, que no meio da noite,com os pés doendo de tanto andar, as mãos geladas da cerveja que tinha acabado de deixar na mesa de um cliente, e os olhos irritados pela luz fraca e a fumaça do lugar,teve os pensamentos atraídos pelo canto que o chamou até o meio da pista e o fez fechar os olhos...
E assim permaneceu por um tempo para Ele infinito, e todos os barulhos sumiram, e o cheiro de cigarro e álcool e as pessoas ao redor que o chamavam e o chefe que certamente o veria ai parado com uma multidão de clientes para atender....se perdeu nos pensamentos que o canto da sereia despertou em sua mente...que pensamentos seriam, quem sabe, nem ele bem sabia... porque as serias, todos sabem, atraem os homens para o fundo do mar e lá eles se afogam...e lá ele quase se afogou...quase. Abriu os olhos... antes que o chefe o visse, antes de se lembrar, antes de ver o que a serei quis lhe mostrar...ele abriu os olhos e seu corpo-máquina voltou ao trabalho...o fundo do mar podia esperar...mas nem sempre ele tem paciência, sereias gostam de fugir...


Para acompanhar...

Um comentário:

Unknown disse...

lindo de viver! ( ao melhor estilo Ana Maria Brega!) muito lindo mesmo.
Queria dizer que todos somos ordinarios, o que nos faz unicos, diferentes, valiosos e importantes é o olhar do amor que eventualmente chega e ascende todo tipo de brilho nas pessoas amadas.
Aproveite muito seu menino ordinario.