quarta-feira, março 05, 2008

Olha o urso!!


E então o impossivel aconteceu .... Tropa de Elite ganhou o ursinho, a estatueta vem para os tropicos, ma e ai merecia ?

Quem viu o filme tem mais gabarito pra dizer qualquer coisa quanto a isso já que vale lembrar se trata de um premio de cinema, ou seja a tematica pode ter sido a morte da bezerra, se o filme fosse bom teria iguais chances.

Mas como é de praxe nesse blog o texto não vai falar de cinema....(ohhh...) a questão é a tematica do filme, sim, ponto para quem disse favela... de novo voltamos a esse nosso querido local. Mas desta vez o personagem é outro , é o policial e temos ai o que talvez seja o grande diferencial desse filme, mostra a base para responder a uma importante pergunta que todos os que pensam na situação das favelas e do crime organizado deveriam pensar " mas então qual é a da policia ?". Curtas sobre a favela ja mostravam os abusos dos policiais, os jornais nos escancaram a crueldade dos traficantes e o estudos de sociologos mostram a população em meio ao fogo cruzado.

Mas e o policia? esta claro que o filme não justifica a violencia das incursões do BOPE às favelas, mas mostra que ele é um homem assim como o traficante , o morador da favela e do asfalto. Vemos assim a questão do crime organizado sob o olhar do outro, daquele que possui o uso legitimo da violencia e que a usa de forma assustadoramente ilegitima... é a degradação do humano.

Nenhum comentário: