domingo, dezembro 31, 2006

Metalinguagem

Quando fazia pré-vestibular, uma professora de redação, em uma aula sobre crônicas,disse que se tratava de um texto cronológico, com prazo de validade , que só pode ser perfeitamente compreendido quando nos encontramos na época em que o assunto que lhe serve de tema esta em discussão.
Para ser completamente sincera essa definição me incomoda um pouco,discordo em absoluto dessa "burocratização temporal" da crônica. Tenho um gosto muito especial por esse genero, que considero uma das formas que permite mais liberdade ao autor.
Alias, apesar de ser veiculada em jornais, esses sim com prazo de validade, crônica é um texto magico, e sua magia consiste em transformar o aparentemente banal em algo repleto de significados...da ao simples seu momento de estrela...
Como na moça que se enfeita para uma festa, a crônica é a maquiagem, a roupa de gala do cotidiano.Então como se pode chamar de "cronológica" a uma forma de texto que transcende o cotidiano, desloca uma situação de seu sentido literal, apresenta ao leitor uma nova perspectiva, lhe propõem novos pensamentos, questões,o convida a refletir.

Um comentário:

Anônimo disse...

isso e feio